top of page

Creche Margarida

 

Nossa historia nasce com um idealizador, Padre Leo Commissari, que foi o fundador e coordenador da Associação de Promoção Humana e Resgate da Cidadania, que iniciou um trabalho de sopão nessa comunidade, atendendo assim crianças carentes da região, com o objetivo de devolver a dignidade daqueles que não têm voz nem vez neste mundo.

Com o passar do tempo foi-se percebendo a necessidade de um trabalho mais intenso, com as crianças, a comunidade precisava de um lugar para deixar seus filhos enquanto procuravam por trabalho, ou trabalhavam, portanto surgiu a idéia de criar um espaço acolhedor que oferecesse alimentação e atividades lúdicas e pedagógicas.

O programa inicia-se como “Projeto Vida Nova”, com a participação da Pastoral da Criança, com o objetivo de atender as famílias da comunidade acolhendo as crianças em diversas faixas etárias, oferecendo um ambiente favorável ao seu desenvolvimento.

Este programa sobrevivia de doações feitas por entidades, empresas e pessoas físicas. Era um barracão onde as crianças passavam parte do dia com voluntários, que priorizavam devido às necessidades, o cuidado principalmente com a higiene e alimentação das crianças.

A partir do ano de 2005 a creche começou a atender em período integral e reduziu o atendimento a crianças de 0a 6 anos, ainda funcionando com apenas 5 funcionários remunerados, sendo que todos os outros eram voluntários. Após este período a estrutura da creche melhorou muito, pois havia trabalho remunerado de profissionais, um espaço físico que suportava 210 crianças e projetos com crianças maiores de 7 anos que se dividiam em grupos de até 30 crianças, 3 vezes por semana,  sendo que cada grupo vinha uma vez na semana. Tivemos durante um período parceria com a AVAPE, que com profissionais capacitados faziam atendimento fonoaudiológico, psicopedagógico e fisioterapeuta, uma dentista voluntária que vinha a cada 15 dias desenvolver um trabalho de prevenção de doenças bucais com as crianças e educadores.

Com o passar do tempo o programa foi crescendo e com isso à necessidade de um atendimento mais amplo e especializado. Em setembro de 2007 a entidade assinou um convênio com a Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo, cuja proposta de parceria, financia grande parte das despesas anuais da creche, supre o fornecimento de alimentação e outros materiais periodicamente (uniformes, materiais pedagógicos, livros) e oferece suporte pedagógico.

A nossa proposta continua sendo a de atender a comunidade através da Creche Margarida presente desde 1996

bottom of page